AJUDA

Introdução

Existem quatro páginas internéticas que apresentam dados culturais e históricos sobre Macau e genealogia de macaenses. Duas são páginas públicas, uma em inglês e uma em português. Além disso, há duas páginas restritas (igualmente em inglês e em português) que exigem registo; pode ser concedido acesso a pessoas de ascendência portuguesa com um antepassado de Macau.

Estas páginas contêm uma variedade de material cultural e histórico - artigos, livros electrónicos, receitas, o velho patuá, fotografias, pinturas, etc.

Grande parte das páginas restritas é dedicada a famílias macaenses e a árvores genealógicas. As páginas restritas contêm os nomes de 55.000 pessoas; apenas uma pequena fracção destes aparece nas páginas públicas.

Cada pessoa recebe um número de identificação único para que as pessoas possam ser distinguidas mesmo que tenham nomes idênticos

Cada pessoa tem uma Página Pessoal na qual são mostrados todos os detalhes disponíveis: pais, cônjuge(s), filhos, irmãos, educação, ocupação, fotos, etc.

O menú na parte superior do ecrã oferece-lhe opções.

Esse site está dividida em capítulos conforme listado no menú no topo do ecrã.

Nomes

Aqui temos listas de apelidos, nomes próprios e alcunhas.

Surnames

Há uma lista de apelidos, ordenados alfabeticamente.

Note-se que existem muitas variações na ortografia: Osório/Ozorio, Pina/Pinna, Rosário/Rozario, Sousa/Souza, da Silva/DaSilva, etc. Freqüentemente, há variações nos sobrenomes, mesmo entre irmãos.

Alcunhas

Frequentemente, os Macaenses só se conhecem pelas suas alcunhas invulgares que são totalmente independentes de seus nomes próprios; assim eles só podem ser encontrados através das suas alcunhas.

Este é um índice de alcunhas, dispostas por ordem alfabética, na maioria dos casos exibidas juntamente com os nomes reais.

Note que não há consistência na forma de soletrar as alcunhas.

Nomes próprios

Rastrear uma família é complicado porque por vezes as crianças portuguesas não têm o apelido do seu pai, como é o costume em relação a outros grupos étnicos, mas têm o apelido da sua mãe ou um apelido composto pelos apelidos da mãe e do pai. Freqüentemente, é mais fácil pesquisar nomes próprios. Apresentamos aqui uma lista de todos os nomes completos, organizados em ordem alfabética sob os nomes próprios.

Descendentes GenerationsIconBlue

Este capítulo (apenas nos sites privados) contém gráficos de caixa de descendentes para cerca de 600 pessoas selecionadas a quem chamamos de " Antepassados Principais", colorido de rosa para mulheres e azul claro para homens; branco indica que o gênero é incerto. Alguns desses gráficos mostram milhares de descendentes.

Fotos CameraIconBlue

Esta é uma galeria exibindo miniaturas de fotos. (Existem apenas algumas fotos nos sites públicos.) Se clicar numa miniatura, verá a imagem em tamanho grande.

Normalmente, uma foto de grupo será atribuída a um dos membros do grupo, ou a um dos seus pais, com hiperligações de páginas de outros membros do grupo (apelidados de "testemunhas" na foto de grupo). Na maioria dos casos, "hovering" (passando o cursor do rato sobre a cara de uma pessoa) revelará o seu nome e clicando sobre a cara será reencaminhado para a página individual dessa pessoa.

As fotos estão divididas em galerias: uma que contém Todas as Fotos, e outras que contêm as fotos cujas legendas incluem um nome em particular. Por exemplo, há um álbum chamado "Luiz" que inclui todas as fotos cujas capturas incluem a palavra "Luiz" - quer como apelido ou nome próprio, e mesmo se a foto for da colecção de alguém denominado por "Luiz".

Há também uma galeria dedicada às fotos nas quais alguns indivíduos ainda não foram identificados. Se puder identificar alguma das pessoas cujos nomes estejam omissos, por favor contacte-me. (Ver também Submeter Informações em baixo).

Pessoas Notáveis MedalIconBlue

Aqui estão listadas algumas pessoas notáveis ??– Macaenses (e seus cônjuges) e seus ancestrais nobres ou que tenham recebido reconhecimento nacional por nomeação para uma das Ordens Nacionais (ao nível de Membro do Império Britânico ou superior). As listas são longas e impressionantes: existem muitos nobres e mais de 180 membros das Ordens Nacionais de Portugal e de 40 outros países. Muitas pessoas receberam várias condecorações.

Biblioteca BookIconBlue

Aqui listamos algumas publicações relevantes sobre história, genealogia, culinária, patuá, biografias, etc.; hiperligações para outras páginas; e outro material que pode interessar o visitante casual e o investigador.

Culinária KnifeForkBlue

Este capítulo inclui mais de 200 receitas que agraciaram as mesas dos macaenses.

Patuá PatuaIcon

Este capítulo é dedicado ao patuá macaense, contendo um léxico completo com milhares de palavras e frases, muitas destas palavras são acompanhadas de gravações de áudio de como elas devem ser pronunciadas.

Mapas MapIconBlue

Este capítulo apresenta imagens de satélite e mapas que mostram lugares interessantes em Macau, alguns com fotos e pinturas. Para ver os mapas, deve permitir a utilização de JavaScript.

Clicando num marcador sobre o mapa mostrará comentários sobre aquele local.

Colaboradores CollaboratorsIcon

Cerca de 800 pessoas enviaram artigos, fotos, detalhes biográficos, correcções, alterações e actualizações, muitas vezes com comentários sobre a página, que sempre foram encorajadores. Este capítulo reconhece a sua ajuda e lista os seus nomes e alguns dos seus comentários.

Isso leva ao Motor de busca , um meio poderoso de pesquisa usando qualquer um dos seguintes: número de identificação, sobrenome, nome (s), datas de nascimento e morte, cônjuge e nomes dos pais.

Mudar para inglês PortugalFlagIcon

Ajuda HelpIconBlue

Facebook FacebookIconBlue

Isso se aplica ao Facebook do Grupo de Famílias Macaenses.

Contate-nos EnvelopeIconBlue

Números de Identificação arrowup_blue

Cada pessoa tem um único número de identificação (ID). Mesmo que os indivíduos possam ter nomes semelhantes ou idênticos, terão sempre números de identificação diferentes.

Os números de identificação estão dispostos pela ordem em que os nomes foram introduzidos na base de dados.

Páginas Individuais arrowup_blue

Para cada pessoa há uma página que apresenta (no caso de a informação estar disponível), dados, tais como

  • Nome completo
  • Sexo (M, F ou ?)
  • Número de identificação único (ID)
  • Foto. Se uma pessoa tem mais que uma foto, aparecerá um ou mais ícones pequenos de uma câmara. Clicar sobre um dos ícones abre uma outra imagem. Para voltar ao ecrã anterior, pressione a tecla Backspace Backspace.
  •  
  • Hiperligações para fotos de grupo onde apareça a pessoa (denominada "testemunha").
  • Alcunha
  • Nome alternativo (as pessoas por vezes usam um nome que não aquele que receberam à nascença).
  • Datas e locais de nascimento, casamento, falecimento, enterro.
  • Cônjuge(s)
  • Filhos
  • Citações (de onde veio a informação)
  • Pais
  • Gráficos onde aparece a pessoa
  • Observações
  • Educação
  • Profissão
  • PedigreeIcon Botão Pedigree* (ao clicar neste botão, aparece um gráfico de família dessa pessoa, irmãos e três gerações de antepassados).

A instalação Pedigree (linhagem) necessita de um programa chamado JavaScript. Alguns navegadores da Internet requerem autorização para usar este programa, exibindo tipicamente, e no seguimento, a mensagem "Para proteger a sua segurança, o Internet Explorer restringiu esta página de operar scripts ("roteiros") e controlos ActiveX que poderiam aceder ao seu computador". Se quiser usar a instalação "Pedigree" necessita de autorização para usar o JavaScript.

As páginas individuais estão ordenadas por números de identificação pessoal.

Um ponto de interrogação indica que o nome é desconhecido.

Procurando uma pessoa arrowup_blue

Existem várias maneiras de procurar pessoas. Uma mesma pessoa pode aparecer várias vezes com diversos nomes:

  • Nome de solteiro
  • Nome após o casamento
  • Alcunha
  • Variação informal de nome (por vezes, algumas pessoas utilizam diferentes nomes)
  • Alteração formal do nome.
  • Fotos
Procurando por apelido

Para encontrar uma pessoa, pode clicar na pasta APELIDOS situada no menú na parte superior do ecrã para ver uma lista de todos os apelidos por ordem alfabética; procure e clique no apelido que deseja e encontrará uma lista de pessoas com esse mesmo apelido; clique no nome próprio da pessoa que quer e será encaminhado para a Página Individual (a página dedicada a essa pessoa).

É frequente encontrar várias pessoas com o mesmo nome ou nomes semelhantes. Poderá distingui-los através das suas datas de nascimento. Se isso não resultar, poderá ter que verificar a página individual de cada pessoa e decidir baseando-se noutro tipo de informação - cônjuge, pais, irmãos, local de nascimento, etc.

Suponhamos que quer encontrar "Carlota de Figueiredo":

  • No menú no topo do ecrã, clique no botão APELIDOS
  • Clique na letra "F" e depois em "Figueiredo" (ou na letra "D" e depois em "de Figueiredo")
  • Clique na "Carlota José"

Ela também aparece com o seu nome de casada "Williams".

Procurando por alcunha

Frequentemente, os Macaenses são apenas conhecidos pelas suas alcunhas. No menú no topo da página clique em ALCUNHAS para ver uma lista de todas as alcunhas.

Clicar numa alcunha remetê-lo-á para a página dessa pessoa. Por exemplo, se clicar sobre "Ariri de Noronha", será encaminhado para a página de "Henrique António de Noronha".

Searching by given name

Os sobrenomes podem ser confusos porque às vezes os membros da mesma família têm sobrenomes diferentes. Freqüentemente, é mais fácil pesquisar nomes próprios. Os nomes completos são listados em ordem alfabética nos NOMES>nomes próprios. Clicar em um nome o levará à página dessa pessoa.

Searching by photo

Há muitas fotos no sítio, normalmente nas páginas individuais mas também associadas a eventos. Nas fotos de grupo, clicar na cara de uma pessoa remetê-lo-á para a página dessa pessoa.

As fotos estão recolhidas e as "miniaturas" são exibidas em galerias de fotos. Se clicar numa "miniatura", aumentar-se-á o tamanho dessa foto.

Procurando uma palavra ou frase

O seu navegador tem, provavelmente, uma opção de busca que pode utilizar para encontrar qualquer palavra na página onde se encontra. Se estiver a usar o Internet Explorer, por exemplo, ao pressionar "Ctrl"+"F" (pressionar a tecla "Ctrl" e, enquanto a mantém pressionada, pressionar a tecla "F"), abrirá uma caixa de texto na qual poderá inserir a palavra que procura.

O motor de busca fornece um método rápido e poderoso na procura de uma pessoa. Existem dois sistemas eficazes de pesquisa.

O primeiro permite-lhe ir rapidamente para a Página Individual de uma pessoa; se conhece o número de identificação da pessoa que procura: escreva-o simplesmente na caixa de pesquisa e pressione "IR".

IDsearch

O segundo permite-lhe procurar através do nome da pessoa, data de nascimento aproximada, etc. Introduza os detalhes de busca nas caixas e pressione "Procurar".

SearchWindow

Devido ao facto de muitos dos nomes portugueses terem letras com acentos, e porque os nomes podem ser escritos de formas diferentes, pode ser necessário um pouco mais de esforço na utilização deste sistema de pesquisa, mas vale a pena tentar porque permite buscas extremamente rápidas.

A pesquisa não distingue maiúsculas de minúsculas, por isso, para procurar "Maria", basta escrever "maria".

O resultado da pesquisa será qualquer palavra que contenha o padrão de letras que introduzir. Por exemplo, introduzindo o Apelido silva, encontrará "DaSilva", "Silva e Souza", etc.

Tente não introduzir nenhum espaço desnecessário porque esse entrará na pesquisa.

Também pode procurar através de alcunhas, introduzindo-as na categoria "Nome(s) Próprio e do Meio".

Se introduzir detalhes insuficientes, o resultado poderá ser um número demasiado extenso de possibilidades. Será, então, necessário refinar a pesquisa de forma a triar os resultados.

Há muitas variações na ortografia dos nomes (Sousa/Souza, Pina/Pinna, Colaço/Collaço, etc.), em especial naqueles que têm letras com acentos ("diacríticos" como é, ã, ç), o que obrigará a algum esforço.

Se quiser pesquisar "José", terá que introduzir o é ; se introduzir "jose" não encontrará nenhum resultado de "José".

Dicas de pesquisa são fornecidas no final deste capítulo

 

Submeter informações arrowup_blue

Enviem, apenas, informação que possa ser disponibilizada publicamente.

Quando submeter informação, agradecia se pudesse:

  • Indicar o seu nome e número de identificação (se já estiver na base de dados),
  • Se ainda não estiver na base de dados, dê-me informação suficiente para o identificar (ex. nomes dos pais, avós, cônjuge)
  • Inclua o número de identificação dos indivíduos,
  • Forneça nomes completos (e não apenas alcunhas, por exemplo)
  • Indique onde conseguiu a informação - tal como
    • Documentos formais do tipo certidões de nascimento ou óbito,
    • Anúncio de jornal
    • Lápide tumular
    • Recordações de membros da família

Para datas

  • Ponha os anos por inteiro (ex. 1997, não 97)
  • Utilize o sistema britânico (dd-mm-aaaa - por exemplo, 16-1-1956, ou 16/1/1956)
  • Ou soletre o mês por inteiro (16 de Janeiro de 1956)
  • Ou abrevie o mês (16 Jan 1956)
  • Não utilize sinais de pontuação (16 Jan., 1956)
  • Não escreva o dia como adjectivo ( dia de Jan de 1956)

Para as fotos

  • Digitalize as fotos com uma resolução de pelo menos 200dpi
  • Envie as fotos num dos formatos padrão de imagem (.jpg, .tif, .gif, etc.) e NÃO as submeta como documentos Word ou pdf.
  • Identifique o maior número possível de pessoas nas fotos de grupos.

Por favor, envie-me a informação para webmaster@macaneselibrary.org

Dicas de pesquisa arrowup_blue

O sistema de pesquisa possui técnicas eficazes para descobrir todas as variações de interesse. Aqui resumimos alguns truques rápidos.

Dicas de pesquisa

O sistema de pesquisa possui técnicas eficazes para descobrir todas as variações de interesse. Aqui resumimos alguns truques rápidos.

s.queira conduzirá a todos os resultados com "Sequeira" e "Siqueira".
"(sousa|souza)" "Sousa", "Souza", "Sousa da Silva", "Sousa e Sales", "Sousae", "Souza-Carroll" (e outros).
"pin*a" "Pina" e "Pinna".
"Jos[ée] "José" e "Jose".
"(ant.nio|tonin)" "António", "Antonio", Antonina, "Tonin", "Toninho" (e mais).
col*a.o "Colaço", "Collaço", "Colaco" e "Collaco".
"(bill|will)" "Bill", "Billie", "Billy", "Will", "Willy" e "William".

Esta tabela que se segue demarca o efeito da utilização de símbolos especiais para definir a procura.

Símbolo Função
. Equivale a qualquer letra individual
s.queira equivale a "Sequeira" e "Siqueira"
rem.dios equivale a "Remédios" e "Remedios"
jos. equivale a "José" e "Jose" (e mesmo "Joso", se tal nome existisse)
$ Equivale ao final de um grupo de letras
a$ equivale ao último "a" em "Anita"
* Equivale a zero ou mais ocorrências da letra ou termo anterior.
equivale a"Pina" e "Pinna".
^ equivale ao início de qualquer categoria
^a    equivale ao primeiro "A" em "Anita"
[abc...] equivale a um qualquer termo específico entre parênteses.
Jos[ée] equivale a "José" e "Jose".
(a|b|...) equivale a um conjunto de alternativas.
(gussy|gussie) equivale a "Gussy" e "Gussie".
 
Aqui estão alguns exemplos de pesquisas:
 
Nome(s) Próprio(s) e do Meio Apelido Apelido Resultado da pesquisa
carlos pin*a
Carlos Petronilo de Pina    e    Carlos Luis de Pinna
Ambos "Pina" e "Pinna" são encontrados.
toning  
António Maria Barreto y Barreto    e    António Emílio Maria Rodrigues da Silva
Ambos têm a alcunha "Toning"
ant.nio manuel ^n António Manuel da Fonseca Osório Nunes
(Apesar de haver muitas pessoas com o nome "António Manuel", "^n" especifica que a primeira letra do apelido tem que ser "n")
carlinho   Carlinho e Carlinhos
carlinho$  Carlinho
O "$" especifica que o nome deve acabar em "o", portanto "Carlinhos" não figurará.
nina   Nina, Antonina, Joanina, Saturnina (e mais)
^nina   "Nina"
"^" especifica que o nome deve começar com "Nina", portanto outros nomes como "Antonina" não figurarão.